Está aqui

IONIZAÇÃO

O sistema HIDRION assenta na ionização para fazer o tratamento da água da piscina, através da produção de iões de cobre, cuja acção germicida, algicida e floculante é conhecida desde o tempo dos Romanos.

Ionização da Água


Esta é uma solução que reduz a aplicação de químicos, como o cloro, e que por isso também é amiga do ambiente. Os benefícios de tratar a piscina através da ionização da água são de vária ordem e vão desde os ligados à saúde e qualidade de vida, aos ecológicos, e ainda os de natureza económica, pois o sistema Hidrion permite reduzir substanciamente os gastos com a manutenção da piscina.
Hidrion Ionização é um sistema fiável e seguro, com mais de 5.000 instalações em todo o país, sendo certificado pela TÜV Rheinland.
Hidrion é um produto de I&D portuguesa, desenvolvido em Portugal, estando protegido por Patente de Invenção Nacional. Ao apostar no nosso sistema está a apoiar a economia nacional. Neste momento comercializamos Hidrion em vários países do mundo, com grande aceitação e sucesso.

 

Vantagens

Sa&úde e Qualidade de Vida

  • Previne problemas respiratórios tipo asma, alergias, irritações da pele, dos olhos e das mucosas.
  • Reduz o risco de cancro associado aos subprodutos do tratamento com cloro.
  • A Organização Mundial de Saúde, no guia para a qualidade da água potável, recomenda um nível máximo de iões de cobre de 2 ppm, que é o valor adoptado para a União Europeia. O teor de cobre recomendado por nós para a água da sua piscina é de 0.3-0.5 ppm.

Artigos que relacionam cloro e asma

Ecológico

  • A ionização da água com iões de cobre permite reduzir drasticamente os níveis de cloro:
    • Entre 90 e 95%, ou outros oxidantes (bromo, oxigénio activo, etc.) em piscinas privadas, tornando a água muito mais agradável.
    • Em piscinas públicas, entre 60 e 70% permitindo um nível muito baixo de cloro combinado.

Económico

  • Amortização do investimento entre 2 e 3 anos no caso de piscinas privadas (80m3) e entre 1 e 2 anos no caso de piscinas públicas (300 m3).    Consulte aqui
  • Baixo consumo energético equivalente a uma lâmpada de 7 Watts.
  • Baixo custo do kit de substituição de eléctrodos, o único consumível, que tem a duração média de 2 anos e tem um custo de aproximadamente 10% do valor do equipamento.

Amigo do Ambiente

  • Reduz a utilização de produtos químicos, como o cloro, que destrói a camada de ozono.
  • Permite aproveitar a água da piscina para regar o jardim sem qualquer Impacto Ambiental, por se tratar de uma água sem químicos e sem sal, responsáveis pela destruição da relva e das plantas.

Fiabilidade e Segurança

  • Produto maduro com mais de 5.000 unidades instaladas, em Portugal e no estrangeiro.
  • A aposta na ionização reduz drasticamente os riscos associados ao transporte e manuseamento de produtos químicos perigosos.
  • Certificação de segurança TÜV Rheinland em reflexo dos elevados padrões de qualidade, visando a protecção das pessoas e do ambiente.

Comodidade

  • Sistema totalmente automático, funciona em simultâneo com a bomba de circulação da água da piscina e deste modo permite ausentar-se de casa sem preocupações.
  • Reduz esforços logísticos associados ao transporte de químicos e/ou a reposições frequentes destes produtos.

Garantia e Assistência Técnica

O HIDRION tem uma garantia de 24 meses contra defeitos de fabrico. Desenvolvido e fabricado em Portugal, é uma garantia de:

  • Eficiente assistência técnica
  • Disponibilidade permanente de qualquer peça (consumível ou de reserva)
  • Entregas rápidas em qualquer parte do território nacional
  • Rede nacional com mais de 100 instaladores
  • O HIDRION está protegido por Patente de Invenção Nacional e Patente de Invenção Nacional e Patente Europeia.

Versatilidade

  • Adapta-se a qualquer tipo de piscina, antiga ou nova, pública ou privada, coberta ou ao ar livre, com água doce ou salgada e fria ou quente. Temos soluções desde o volume de um Spa, até à dimensão de um Aquaparque. Ver Porfólio
  • A sua montagem é rápida e fácil. Ver esquema.

Funcionamento

A ionização no tratamento de piscinas

O HIDRION fundamenta-se num processo electrolítico através do qual se libertam iões metálicos positivos, que destroem as células dos contaminantes carregados negativamente, tais como, bactérias, fungos e algas existentes na água, deixando-a pura e saudável.

Baseados num princípio já conhecido, empiricamente, no tempo dos romanos, conseguimos aperfeiçoar um dispositivo de ionização metálica electrolítica, utilizando uma ideia original (patenteada) para a disposição dos eléctrodos, a qual, além de tornar a sua limpeza virtualmente desnecessária, assegura o “bombardeamento iónico” da totalidade da água que atravesse o sistema e desse modo uma maior eficácia do processo.

Por razões de carácter prático, optámos pela dosagem do teor de cobre na água para controlarmos o funcionamento do HIDRION. A concentração dos iões de cobre deverá estar entre 0,3 e 0,5 ppm ou mg/l, o que corresponde a uma concentração inferior a ¼ do máximo recomendado para a água potável. Esta concentração deverá ser apurada nas análises ao teor de cobre livre usando o kit de análises fornecido.


Instalação

A instalação do HIDRION é extremamente rápida e fácil, necessitando um técnico de apenas 2 horas, quer seja para piscinas novas ou usadas. O HIDRION instala-se na tubagem entre a(s) bomba(s) e o(s) filtro(s) de areia. O sistema funciona automaticamente com o regime pré-estabelecido do sistema de filtração.

Para se garantir uma filtração eficiente da água da piscina, é necessário que o volume total de água nas épocas mais quentes e de maior utilização da piscina passe, pelo menos, duas vezes por dia pelo filtro. Durante o período de menor utilização (água mais fria), poder-se-á reduzir para cerca de metade o tempo de circulação.

Para instalações em piscinas de utilização privada:

ionização Hidrion instalacao piscina privada

Para instalações em piscinas de utilização pública:

ionização Hidrion instalacao piscina publica Canalização existente entre as bombas e os filtros.
Válvula ligeiramente restringida. A maior parte do caudal continua a passar pelo troço principal, havendo apenas uma parte que passa pelo by-pass das células ionizadoras para ir buscar os iões que estão a ser produzidos e que irão desempenhar a função de tratamento na piscina.

Esquema Eléctrico:

ionização Hidrion esquema electrico


Modelos

Modelos

Modelos


Perguntas frequentes

openO que é a ionização?

Processo que permite a um elemento ganhar ou perder electrões. A ionização de um metal é a libertação electrolítica de iões metálicos.

openO que é um ião?

É um átomo ou (grupo de átomos) com carga eléctrica. Um átomo (sem carga eléctrica) contém o mesmo nº de protões e electrões. Um ião é um átomo com carga eléctrica obtida pela perda ou ganho de electrões.

openComo é que funciona a ionização?

Faz-se passar uma corrente eléctrica contínua de intensidade regulável e de muito baixa tensão através dos eléctrodos metálicos, que estão situados na célula de ionização. A forma de fazer passar esta corrente, passa por agrupar electricamente os eléctrodos em 2 conjuntos de polaridades opostas (+/-). Deste modo cada eléctrodo 'tem sempre um vizinho' de polaridade diferente.

openComo é que posso controlar a produção de iões metálicos?

No nosso quadro eléctrico existe um botão (potenciómetro), que rodando vai fazer passar mais ou menos intensidade de corrente pelos eléctrodos. Quanto mais elevado for o valor da corrente, maior será a quantidade de iões produzidos e vice-versa.

openComo é que os iões purificam a água?

Na nossa célula de ionização são libertados iões metálicos com carga positiva que vão destruir as contaminações orgânicas (bactérias, algas e fungos) com carga negativa.

openA ionização é segura? Sob o ponto de vista eléctrico e do teor de cobre.

A ionização é completamente segura:
1. O teor de cobre que recomendamos na água da piscina é de 0,3 a 0,5 mg/l, valor bastante inferior ao que a Organização Mundial de Saúde estabelece como limite máximo para a água potável, que é de 2,0 mg/l.
2. Do ponto de vista eléctrico, a ligação aos eléctrodos, único ponto de contacto com a água, é em corrente contínua e no máximo de 24 Volts. O HIDRION está certificado pela TÜV em termos de segurança eléctrica.

openO que é que o HIDRION me oferece?

Uma qualidade de água ímpar através de uma instalação extremamente simples e de uma manutenção quase nula. Uma garantia do fabricante de 24 meses após a instalação de um sistema que foi desenvolvido em Portugal, o que lhe garante uma disponibilidade imediata de qualquer componente.

openQuais são os benefícios associados à instalação do HIDRION?

Passa a dispor de uma água de qualidade muito superior sem ter contacto com produtos químicos extremamente nocivos para a saúde.

openCom que frequência tenho que substituir os eléctrodos?

O conjunto de eléctrodos tem uma vida útil média de 2 anos (dependendo do volume e do grau de utilização da piscina).

openComo é que sei que os eléctrodos estão gastos e preciso de comprar uma nova recarga?

Temos três modos de o verificar: 1. Nos vasos de ionização transparentes olhando para o seu desgaste, verifica-se que vão ficar muito finos (com a espessura de um arame) 2. Através do quadro eléctrico do Hidrion, quando se roda o potenciómetro para o máximo e para o caso dos quadros com amperímetro, o mesmo não sobe ou para o caso dos quadros com leds o nº de leds acessos não aumenta. 3. Nos quadros com led avisador “Verificar Eléctrodos”, quando o mesmo piscar, significa que está na altura de adquirir uma recarga de eléctrodos.

openÉ simples fazer a substituição de um conjunto de eléctrodos?

O novo conjunto de eléctrodos é fornecido pré-montado sendo apenas necessário seguir as recomendações indicadas no Manual de Substituição de Electrodos

openTenho uma piscina de água salgada, o vosso sistema funciona?

Funciona sem qualquer limitação. Temos várias piscinas públicas com o sistema instalado há alguns anos.

openSe eu instalar o HIDRION tenho que fazer mais alguma coisa à piscina?

Tem que continuar a controlar o pH, aspirar o fundo da piscina e a colocar uma pequena quantidade de um oxidante (cloro, bromo, oxigénio activo, etc.) o que poderá fazer apenas 1 vez por mês.

openA minha água é de um furo e tem um teor de ferro muito elevado. Quando a trato com cloro a água fica toda castanha. Como é que o vosso sistema se comporta?

O nosso sistema vai retendo progressivamente o ferro no filtro de areia antes de voltar para a piscina. À medida que se vão fazendo as lavagens normais do filtro, o ferro vai saindo para o esgoto e a sua água começa a ficar sem ferro. Temos vários clientes que queriam aproveitar esta água para uso doméstico (sem ser para consumo), e que tinham as loiças das casas de banho todas manchadas de ferro. Alterámos os circuitos de abastecimento e colocámos a água do furo a ir directamente para a piscina onde o ferro vai sendo retirado do modo anteriormente descrito e passámos a fornecer a água para casa directamente da piscina, sem ferro.

openO cobre é prejudicial à saúde?

Não. O cobre é um elemento essencial ao organismo humano que apresenta várias propriedades:

  • Ajuda à absorção eficaz do ferro
  • É essencial para o aproveitamento da vitamina C
  • Tem um papel importante na conversão de enzimas
  • Protege contra doenças cardiovasculares
  • Anti-Inflamatório e útil em algumas formas de artrite (uso de pulseiras)
  • Estimula a imunidade

Instituto Alemão do Cobre

 

openCom o cloro, eu posso cheirá-lo e senti-lo na água e saber que está a funcionar. Como é que eu sei que o HIDRION está a funcionar?

1. Através da intensidade de corrente que é visível nos leds ou no amperímetro do respectivo quadro eléctrico. 2. Através da determinação do teor de cobre na água, usando o kit fornecido para esse efeito.

openPoderá o HIDRION manchar a piscina?

Se os teores de cobre e o valor do pH estiverem controlados nos parâmetros que nós especificamos, isto não poderá acontecer. Como informação complementar, válida para todos os químicos, se usados numa concentração elevada mancham as piscinas.

openE se a minha piscina for feita com liner ou fibra-de-vidro, o HIDRION manchará a piscina?

Não, desde que controle minimamente (1 vez de 2 em 2 semanas) o teor de cobre na água com o respectivo kit de análise que lhe foi fornecido. Temos várias piscinas com liner (privadas e públicas), já há alguns anos sem qualquer problema de manchas. Compreendemos os receios relativamente a manchas nos liners, que são devidas na maior parte dos casos à precipitação do nitrato de prata proveniente dos eléctrodos compostos por uma liga de cobre e prata, dos sistemas oriundos da concorrência. No caso do HIDRION este problema não se coloca, uma vez que os nossos eléctrodos são isentos de prata.

openUns eléctrodos podem gastar-se mais depressa do que os outros?

Procuramos evitar esse problema invertendo automaticamente a polaridade dos eléctrodos entre 7,5 e 30 minutos (dependendo do modelo e versão), o que faz com que o seu desgaste seja uniforme.

openIrá o sistema afectar o pH?

O nosso sistema não afecta o valor do pH. É um sistema completamente neutro. Recomendamos que o valor de pH esteja compreendido entre 7,0 e 7,4.

openA minha bomba terá de trabalhar mais tempo?

Não, o HIDRION tem um potenciómetro que lhe permite regular a produção de iões de cobre que deverá ser ajustado em função do nº de horas pré-definidas de funcionamento da sua bomba. O nº de horas de funcionamento da bomba da piscina deverá ser indicado pelo especialista que dimensionou o seu sistema de filtragem. Na generalidade é aconselhável que todo o volume de água da sua piscina circule, pelo menos, 2 vezes por dia através do filtro (no Verão).

openGostaria de usar a água da piscina para regar o meu jardim, com os sistemas de cloro (aparelhos de sal ou adição manual) sei que me vai queimar a relva e as plantas. Posso usar a vossa água para a rega?

Pode. A nossa água é completamente neutra para o seu jardim. O pequeníssimo complemento do oxidante necessário não afecta o seu jardim. Está muito abaixo dos valores de cloro que normalmente a água da companhia tem, podendo chegar até aos 0,5 mg/l de cloro.

openE se o aparelho se avariar?

Primeiro que tudo gostaríamos de reforçar que o nosso sistema tem uma fiabilidade muito grande que está associada aos 15 anos de experiência do HIDRION. Caso o aparelho se avarie, tem direito a 24 meses de garantia e a uma Assistência Técnica do fabricante.

openA minha água tem muito calcário, ou seja é muito dura, como é que se comporta o vosso sistema?

O nosso sistema tem incorporado um inversor automático de polaridade de 7,5 a 30 minutos (dependendo do modelo e versão). Uma das funções desta inversão é a de garantir que as polaridades dos 2 circuitos se vão alternando sistematicamente e deste modo evitar que os iões de cálcio (positivos) se agarrem aos eléctrodos negativos. Quando estão a ganhar aderência a polaridade muda e deste modo o cálcio solta-se ficando retido no filtro de areia e sendo eliminado aquando da sua lavagem. Para casos extremos em que o teor de cálcio e o pH são muito elevados, pode ser necessário desmontar os 4 parafusos e limpar os eléctrodos. Esta limpeza pode ser feita raspando-os simplesmente com uma faca ou mergulhando o conjunto de eléctrodos em ácido (solução feita com pH-, ou ácido muriático (clorídrico)), usado para baixar o pH da piscina.

openAproximadamente quanto custa o funcionamento do HIDRION por ano?

Contrariamente aos aparelhos do sal em que o consumo eléctrico é em média de 100 W/h, o HIDRION necessita de apenas 7 W/h, o que para um ano inteiro de funcionamento significa cerca 2€. O outro consumível é o conjunto de eléctrodos que se têm de mudar de cada 2 em 2 anos (depende do volume da piscina e da sua utilização). O custo anual de uma recarga nova é aproximadamente de 10 % do equipamento inicial (70 €).

openComo vou instalar o HIDRION na minha piscina?

A instalação é extremamente simples, necessitando um técnico de apenas 2 horas. Temos diversos instaladores espalhados pelo País que poderão prestar-lhe este serviço.

openO HIDRION é automático?

A libertação de iões de cobre é contínua e automática porque o seu quadro eléctrico está ligado ao quadro que comanda a bomba da piscina, arrancando os dois sempre simultaneamente. Apenas terá que fazer as análises periódicas ao teor de cobre e ajustar, quando necessário, o potenciómetro.

openO que acontece se eu deixar a minha piscina sem manutenção durante um mês?

Como o HIDRION está ligado em simultâneo com a sua bomba, se tiver o cuidado de deixar uma pastilha de um oxidante (pode ser cloro, bromo, oxigénio activo...) no skimmer ou no tanque de compensação, não vai ter qualquer problema. Numa situação destas e caso tenha um aspirador automático aconselhamos a que o deixe ligado porque vai aspirando a sujidade do fundo da sua piscina.

openJá tenho um HIDRION, mas está montado na tampa do filtro de areia. Posso convertê-lo para o vosso sistema actual?

Pode, qualquer um dos nossos revendedores pode fazer este simples trabalho. Tem apenas que intercalar na sua tubagem o nosso ionizador e ligá-lo ao quadro eléctrico do HIDRION. O quadro eléctrico HIDRION mantém-se.

openO HIDRION será afectado se eu fizer um tratamento de choque à piscina?

Não, mas com o nosso sistema em funcionamento não vai mais precisar de grandes doseamentos de cloro.

openSe eu tiver uma bomba doseadora de cloro posso continuar a utilizá-la?

Pode. Como, com o nosso sistema a funcionar, só precisamos de valores de cloro muito baixos, tem que ter o cuidado de regular a sua bomba doseadora de cloro para o caudal mínimo.

openSe eu tiver um sistema de Electrólise do sal, posso associá-lo ao vosso?

Pode, sem qualquer problema. Não há qualquer incompatibilidade. Como o nosso sistema precisa de quantidades muito baixas de um oxidante, deverá regular o seu aparelho do sal para o mínimo possível.

openComo é que o vosso sistema afecta o desempenho do filtro de areia?

Os iões metálicos vão ter 2 efeitos benéficos: 1. Melhoram a eficiência do filtro de areia porque têm uma acção floculante sobre as partículas que estão em suspensão na água (efeito de aglomeração, o que leva a que ganhem maior dimensão e deste modo sejam mais facilmente filtráveis) 2. Aumentam a durabilidade da própria areia que normalmente deveria ser trocada de 3 em 3 anos, passando a durar muito mais tempo (a própria areia passa a conter partículas metálicas activas desinfectantes).

openA entrada da água, por baixo, e a saída lateral, podem ser alteradas?

A forma do nosso vaso, com entrada de água a fazer-se por baixo, axialmente relativamente aos eléctrodos e com a saída lateral, é uma característica própria do nosso vaso que facilita a “auto limpeza” dos eléctrodos no que diz respeito a incrustações calcárias. Se for alterado o sentido do caudal de água, perde-se parte desta funcionalidade. No entanto temos situações especiais em que por motivos de falta de espaço, temos que recorrer à inversão do sentido preferencial do fluxo de água.

openPorquê a necessidade dos 5 a 10 % de cloro? Ouvi dizer que existem clientes que não usam cloro e têm bons resultados.

É verdade que temos relatos de clientes com Hidrion, que dizem nunca adicionar cloro à água das suas piscinas. No entanto estes casos são especiais por reunirem condições óptimas em termos das características da água, da carga orgânica a que a piscina está sujeita e dos cuidados especiais e permanentes de limpeza por parte dos donos ou de quem faz a manutenção destas piscinas. São de uma maneira geral pessoas que raramente se ausentam da sua residência e que têm rotinas de limpeza da sua piscina muito frequentes.
É importante referir que a quantidade de cloro que recomendamos com o Hidrion, é tão baixa que não é detectada na maior parte dos kits de cloro, nem é percepcionada pelos utilizadores da piscina. Existem águas de rede que em determinadas alturas do ano têm maiores concentrações de cloro do que aquela que nós recomendamos para tratar a piscina. Em conclusão recomendamos esta quantidade de cloro porque precisamos do seu efeito oxidante sobre a matéria orgânica, para prevenir situações pontuais e imprevisíveis de adição de óleos, gorduras e carga orgânica à água da piscina.

openPor motivos de facilidade de instalação, podemos montar o vaso depois do filtro? Quais as desvantagens?

Em todos os sistemas de ionização, após um determinado tempo de utilização e dependendo das características da água, podem formar-se junto aos eléctrodos óxidos/incrustações dos mais variados tipos e cores que não afectam o funcionamento normal do equipamento. No entanto pelo efeito erosivo da passagem de água, estes óxidos podem desprender-se em pequenas partículas e serem arrastadas na corrente de água. Se no seu caminho encontrarem o filtro da piscina irão ficar aí retidos, com a vantagem de poderem continuar a ter um efeito de tratamento na água que atravessa o filtro. No entanto em casos de força maior que impeçam a sua montagem entre a bomba e o filtro, temos casos pontuais em que também tivemos que montar o Hidrion após o filtro.

openPara uma piscina de grandes dimensões, que aspectos devemos ter em conta relativamente às ligações hidráulicas e eléctricas?

Relativamente às ligações hidráulicas, pressupondo que existe entre as bombas e os filtros, um troço de canalização comum onde se reúne a água que vem das bombas e vai para os filtros e na qual exista água em circulação, independentemente de qual for a bomba que esteja em funcionamento, é aqui que recomendamos que seja realizado um by-pass e que sejam montadas as células de ionização. Quanto às ligações eléctricas do sistema Hidrion, consistem nas ligações da alimentação eléctrica do quadro do Hidrion (230Vac 50Hz) e da alimentação das células ionizadoras ao quadro do Hidrion (24Vdc e corrente regulável até aos 5A). NOTA: Ao fazermos a ligação da alimentação do quadro eléctrico do Hidrion, devemos ter em consideração que o quadro do Hidrion só deve ligar quando existir circulação de água nas respectivas células ionizadoras. Se se desejar um automatismo completo, ou seja que o Hidrion ligue automaticamente sempre que haja circulação de água independentemente de qual a bomba que esteja ligada é aconselhável solicitar o parecer de um electricista para que analise a instalação eléctrica existente e que proponha a melhor solução.

openQual a máxima pressão que o vaso do Hidrion pode suportar?

O vaso do Hidrion está preparado para suportar uma pressão máxima de 2,5 kg/cm2.

openComo devemos regular o caudal de água que atravessa as células ionizadoras quando estas se encontrem montadas num by-pass à linha de água principal?

O tratamento da água é realizado principalmente pela presença dos iões no tanque da piscina e não só pela passagem da água na célula. Por este motivo, basta que durante o tempo de circulação de água em que o Hidrion está ligado, passe um pequeno caudal de água que recolha os iões produzidos e os transporte para a piscina. Estrangulando ligeiramente a válvula que está localizada na canalização principal, é possível assegurar que uma parte do caudal passe pelas células ionizadoras e assim conseguir o arrastamento dos iões para a piscina de forma que aí desempenhem o seu efeito de tratamento.


Para mais informação sobre ionização, veja também este artigo (ligação externa)


Ionização Hidrion, a aposta certa para o tratamento de piscinas!